Meu filho pode se tormar um escoteiro?

Acreditamos que todas as crianças devem participar do movimento escoteiro!

O Escotismo é um movimento de educação não formal, que complementa os esforços da família, escola e outras instituições e se propõe a oferecer atividades progressivas, atraentes e variadas, respeitando as diferentes fases de desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, considerando as particularidades do seu desenvolvimento.

Jovens que integram o movimento escoteiro são desafiados a serem atuantes em suas comunidades, responsáveis pelas suas escolhas, respeitando ao próximo e a natureza e promovendo da paz. Acreditamos que dessa forma podemos contribuir para que os jovens desenvolvam suas potencialidades, permeados por um marco referencial de valores, que se reforçam a partir da aceitação e comprometimento com a Lei e Promessa Escoteira.

Tudo isso está relacionado a experiência, por meio do sistema de equipe (socialização), incentivo a solidariedade, aprendizagem pela ação, em que os jovens aprendem por si mesmos por meio da observação, do descobrimento, da elaboração, da inovação e da experimentação, que soma ao conceito de aprendizagem pelo jogo que possibilita experimentar, aventurar, imaginar, sonhar, projetar, construir, criar e recriar a realidade. Não podendo deixar de citar a vida ao ar livre, que coloca jovens em contato com a natura possibilitando equilíbrio e encantamento, o marco simbólico que apresenta um conjunto de elementos que incorpora a proposta educativa e a celebração e valorização de conquistas ao longo do processo.

Fonte: Escoteiros do Brasil, www.escoteiros.org.br